A APAE Anápolis desenvolve ações sócio assistenciais de forma gratuita, continuada, atendendo os usuários nas suas demandas e garantia de direitos.
Os serviços prestados na área de assistência social tem como público-alvo a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. É função da Assistência Social a proteção social básica e especial, por meio de ações de prevenção, promoção, inserção e proteção, devendo atuar sobre as condições que gerem desvantagens pessoais resultantes de deficiências ou de incapacidades.
Ações assistenciais:
Acolhida/Escuta, Estudo Social, Informação, Comunicação e Defesa de Direitos, Atividades de Convívio e de Organização da Vida Cotidiana, Orientação e Encaminhamento para a Rede de Serviços Locais, Orientação Sociofamiliar, Diagnóstico Socioeconômico, Cuidados Pessoais, Desenvolvimento do Convívio Familiar, Grupal e Social, Acesso à Documentação Pessoal, Plano de Atendimento Familiar, Atendimento e Monitoramento social individualizado, Visitas domiciliares, Acompanhamento dos usuários infrequentes nos atendimentos da instituição, Encaminhamento para benefício de Passe Livre municipal, intermunicipal e interestadual, Encaminhamentos para Benefícios, Transporte de Usuários com deficiência em veículo adaptado.
1999
6.176
Mercado de Trabalho Apoiado:
O programa desenvolve habilidades, aptidões e potencialidades do usuário e oferece preparação, colocação e acompanhamento para o mercado de trabalho.
Programa Autodefensoria e Família:
O programa de autogestão e de autodefensoria desenvolve as potencialidades da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, capacitando-as e tornando-as protagonistas de seus pleitos, na busca dos direitos de acesso à educação, saúde e assistência social, fazendo com que estas pessoas assumam as suas obrigações como cidadãos de direito, contribuindo com a capacidade de opinião, diálogo, e na integração dos segmentos representativos e decisórios. Estes requisitos são fundamentais para cumprir o objetivo de reduzir as barreiras atitudinais, sociais e culturais que impedem a plena participação do indivíduo na sociedade em que vive.
Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
Atua com famílias e pessoas com deficiência em seu contexto comunitário, ofertando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.
Projeto Clube de Mães:
O projeto Clube de Mães é formado por mães e/ou responsáveis legais das pessoas com deficiência que recebem atendimento na instituição e contribui para o desenvolvimento da autonomia da família, por meio de reuniões em grupo com informações sobre garantia de direitos, são sanadas dúvidas perante os diagnósticos e percalços sociais.
O projeto ainda qualifica as mães e/ou responsáveis legais por meio de oficinas de artesanato, culinária e costura. Os atendimentos promovem a autonomia financeira e geração de renda das famílias, contribuindo para a redução da situação de vulnerabilidade e risco social.
Projeto Casa Viva:
São atendidos preferencialmente pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados, ou seja, com maior nível de dependência e que precisam do apoio constante dos cuidadores e familiares. São usuários que apresentam desproteção social, com vivências de isolamento social, dificuldade de acesso às políticas públicas e fragilidade dos vínculos existentes, seja ele, jovem, adulto ou em processo de envelhecimento. As atividades desenvolvidas proporcionam convivência na comunidade e no domicílio, amplia as relações sociais e evita o isolamento social, promovendo a autonomia.
O programa é organizado em ambiências proporcionando aos participantes vivências sociais, culturais e de lazer, além de desenvolver através da arte e de situações reais, competências, habilidades e atitudes que promovam sua autonomia e independência e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida e o exercício da cidadania.
Endereço: R. Galileu Batista Arantes, Nº 350 – St. Bougainville, Anápolis – GO, 75075-570